segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

LEMBRAÇAS E RELATOS DE UM VETERANO DO 1º GRUPO DE CAÇA - Parte 02


ACONTECIMENTOS PRELIMINARES

A Segunda Guerra Mundial decorreu, entre outros fotores, das condições drásticas impostas à Alemanha, vencida na primeira, pelo Tratado de Versalhes e da pusilanimidade ou conveniência de se consequência à derrota militar viu-se o Estado Alemão transformado numa república eivada de dificuldades, resultantes da ocupaçao do seu território por tropas dos exércitos vitoriosos e da desorganização de sua economia, assim como do caos a que chegou sua política interna.

Subjugado, naturalmente, surgiu o desejo de desforra. Sob essas condições, nasce em Munique, organizado por Adolf Hitler, austríaco de nascimento, o Partido Nacional Socialista, que entre outros princípios, defendia o extermínio dos judeus; a participação do Estado no lucro das gransdes empresas; pena de morte para os aproveitadores da dissolução econômica e a criação de um Estado Totalitário.

Em 1930, vitorioso nas urnas, aquele partido conquista a maioria no Parlamento. Era a ascensão do nazismo e início da escalada de Hitler ao poder. em 1933, o Marechal Hindenburgo, desde 1925 na presidência da chamada República de Weimar, encarregou Von Papen de formar um gabinete, chefiado por Hitler. Nascia assim o Estado Totalitário Alemão, o famigerado 3º Reich.

Investido no poder, auto-intitula-se FUHRER e passa a materializar seus ideais pangermânicos e seus desatinos genocidas, convocando eleições imediatas, dissolvendo os partidos políticos - menos o Nacional Socialista, é claro - fechando sindicatos, colocando, sob as vistas da GESTAPO, as forças morais, intelectuais, educacionais e religiosas, inclusive cientistas, e enchendo as prisões com socialistas de esquerda, comunistas, etc. e de judeus e outras minorias raciais.

Seus discursos inflamados, tendo como motivação a crise econômicas e financeira que trazia a depreciação da moeda, a inflação, o desemprego, a caristia de vida, a especulação comercial e a corrupção administrativa e, mais a humilhação imposta pelo Tratado de Versalhes, a ocupação estrangeira, a perda das colônias e a ação do capitalismo internacional habilmente explorado por ele e seus sequases; empolgavam o sentimento nacionalista e contribuíam para o fortalecimento do nazismo.

Assim, no ano de 1935 Adolf Hitler restabeleceu o serviço militar na Alemanha, desafiando o Tratado de Versalhes, iniciando a restauração do poder militar germânico. Nesse mesmo ano, Mussolini lançou os exércitos italianos na invasão da Abissínia. Uma conquista brutal e vergonhosa, dado a inferioridade das armas daquela nação.

A liga das Nações, organismo internacional de então, formulou um protesto representado por 50 Estados Menbros, mas Mussolini, o DUCE, não modificou seus planos. No ano seguinte, 1936, Hitler determina a ocupação da Remânia. Naquele ano, rebentou a guerra civil na Espanha, chefiada pelo General Francisco Franco com auxílio de Hitler e Mussolini, os quais tinham interesses na vitória daquele governo. Dois anos depois, 1938, as forças alemães invadem a Áustria, que foi em seguida anexada ao Terceiro Reich; no mesmo ano, na cidade de Munich, Chamberlain, Chanceler Inglês, Deladier, Chanceler Françês, Mussolini e Hitler assinaram um acordo sobre a entrega de território dos Sudetos à Alemanha.

Em 1939, Hitler apoderou-se do resto da Thecoslováquia (Boêmia e Moravia) violando o acordo de Munich, assinado seis meses antes; ainda no mesmo ano apodera-se do território de Memel, que era administrado pela LItuânia. Von Ribbentrop, Ministro das Relações Exteriores da Alemanha, envia uma proposta ao governo polonês sobre a reintegração da cidade de Dantzig e do corredor polonês ao Reich. A Inglaterra e a França asseguram à Polônia uma ajuda militar no caso de agressão e em seguida Hitler e Mussolini firmaram o Pacto de Aço ( Alemanha e Itália).

Na madrugada de 7 de abril de 1939, as forças italianas invandem a Albânia, que passaria a servir de base às futuras ações do eixo, Roma-Berlim-Tóquio, nos Balcãs. Em agosto do mesmo ano, Von Ribbentrop, visando afastar as possibilidades de uma guerra em duas frentes, assinou em Moscou o Pacto Germano - Russo, restituindo à Rússia os Estados Bálticos e a repartição da Polônia. Ainda em 1939 forças militares alemães invadem a Polônia e a cidade de Dantzig era incorporada ao Reich. A Grã-Bretanha protestando, envia um ultimato a Hitler declarando o estado de guerra entre os dois países se o governo não dessa ordem para suspender a ação agressiva contra a Polônia. Seguindo a linha tomada pela Grã-Bretanha, também o governo francês declarou a existência do estado de guerra entre a França e a Alemanha, em face da agressão germânica dirigida contra aquele país, a despeito dos compromissos de renúncia à guerra assinada anteriormente pelos dirigentes do Reich.

Assim, estava iniciada a Segunda Guerra Mundial, empreendida pela Alemanha e seus aliados, para a conquista de objetivos que lhes asseguravam o domínio do mundo.

As áreas ainda não atingidas assistiam perplexas ao desenrolar dos acontecimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário