domingo, 24 de janeiro de 2010

LEMBRAÇAS E RELATOS DE UM VETERANO DO 1º GRUPO DE CAÇA - Parte 01


APRESENTAÇÃO

Há tempos vinha sentindo desejo de passar para letra de forma a história desenvolvida neste relato, sobre o feitos heróicos dos componentes do 1º Grupo de Aviação de Caça da Força Aérea Brasileira, na Segunda Guerra Mundial.

Durante alguns anos fiu anotando com cuidado, circustâncias e eventos dos quais participei como protagonista e espectador, envergando a farda daquela vitoriosa corporação, sob céus outros, além dos nossos, no canal do Panamá, nos estados Unidos e, por fim, nos campos de combate da península italiana.

Consciente da revelação sobre a minha personalidade e se dirigir à inteligência do público esclarecido, e que, assim compreendido, deve consubstanciar uma realização útil, na forma e no conteúdo, hesitava ante minhas limitações.

Engajados na defesa da Democracia, ameaçada pelas forças nazi-nipofascista, elevando bem alto o valor do homem brasileiro, e a Bandeira do Brasil, nos campos de batalha italiano, ofereceram contribuição inestimável para o desmantelamento daquelas hordas.

Escrevo com sangue,suor e lágrimas, páginas dignas da História do nosso País. Embora outros tenham encontrado na morte a exaltação de suas próprias vidas. Feitos que nunca serão demais contar e recontar para edificação das gerações mais novas.

Voltando-me orgulhosamente para o passado, no meu dia-a-dia de Oficial da Reserva, entre os meus antigos e estimados camaradas, rememorando ou sob minha atual condição de professor, entre colegas docentes e meus jovens alunos, curiosos e sedentos de detalhes, satisfazendo-lhes a curiosidade oralmente - e cada vez aumentando em mim, aquele desejo, estimulado decisivamente pelos meus companheiros e pela riqueza a quem leciono. Resolvi, assim, escrever e publicar minhas lembraças na internet. É minha contribuição pessoal, um subsídio a mais, que quem inserir na História do meu gloriosos 1º Grupo de Caça.

Gilberto Affonso Ferreira Paiva

Nenhum comentário:

Postar um comentário