domingo, 17 de maio de 2015

AS TRÊS BATALHAS DE LEYTE - 2 PARTE


AS TRÊS BATALHAS DE LEYTE - PARTE 02

As ordens parte no princípio da noite. Os três T.G. presentes diante de Samar agrupam-se e dirigem-se para o cabo Enganão, ponta norte da ilha de Luçon. espera-se encontrar  o inimigo oela aurora, e travar o combate no princípio da manhã.

A partida da 3ª frota deixa sem defesa o estreito de San Bernardino, descobre o flanco direito da 7ª Frota. Vários subordinados de Halsey alarmam-se com isso, mas o almirante está tranquilo. Durante todo o dia, seus aviadores atingiram as esquadras arcaicas que se dirigiram para os  estreitos e, sem sofrer perdas sensíveis, infligiram prejuízos devastadores. Um supercouraçado foi afundado. Todos os outros grandes navios foram bombardeados e torpedeados. O inimigo deve pensar suas feridas e, provavelmente, fazer meia volta, aproveitando a noite. Halsey está tão confiante, tem tanta pressa em bater-se com os porta-aviões, que nem mesmo deixa um contratorpedeiro de sentinela na saída de San Benardino. Chega a esquecer-se de avisar Kinkaid de que o flanco direito da 7ª frota vai ficar descoberto. Investe sobre Ozawa impetuosamente ---- na forma exata como Ozawa e o Estado Maior imperial esperavam.....

A noite está tórrida. Os homens sufocam  nos porões dos navios. No gôlfo de Leyte, todos os movimentos cessaram ao por do sol. Os navios de combate da 7ª frota prepararam-se para navegar, e dirigiram-se para sul, a fim de barrar o estreito de Surigau. Na costa norte, o almirante Kinkaid está tranquilo, convencido de que Halsey e seus poderosos navios velam diante do estreito de San Bernardino.

Durante todo o dia, o almirante  Nishimera prosseguiu seu caminho através do mar de mindanau. Entra no estreito de Surigau à meia noite, sem se deter para esperar os sete navios do almirante Shina, que o segue a umas trinta milhas. Está dentro do horário. Será possível chegar pela aurora ao golfo de Leyte, simultaneamente com kurita, que vem do norte....

Sobre a agua, adormecida escura, acendem-se os refletores. Silhuetas baixas arremessam-se a toda velocidade. A artilharia japonesa troveja. Quarenta e cinco PTB atacam em várias vagas. Algums homens numa barquinha reforçada, sob o comando de um oficial da reserva... Por inexperiência ou falta de sorte, nemhum dos 180 torpedos atinge um casco inimigo. AS 2 horas, Nishimura atinge incólume a parte mais fechada do estreito, entre Mindanau e uma pequena ilha costeira de Leyte, Peneon.

A luta se reranima. Depois do enxame de PTB, a divisão de contratorpedeiros do comandante Jesse B. Coward ataca por sua vez.

Três navios surgem de leste, lançam 27 torpedos e se retiram, em siguezague entre feixes pálidos levantados, pelos obuses japoneses. OIto minutos mais tarde, ouvem-se explosões. Um dos dois couraçados de Nishimura, o Fuso, gira sobre si mesmo e inclina-se para estibordo, fora de combate.

O segundo ataque vem de oeste, conduzido por dois outros navios da divisão. Um contratorpedeiro japonês explode; segundo começa a afundar, um terceiro fica atrás, adernando. O couraçado- capitânia Yamashiro também recebe um torpedo. Mas dele vem relatório: capacidade combativa intacta, rota inalterada...

Nenhum comentário:

Postar um comentário