PALAVRAS DO COMANDANTE – SOLENIDADE P-47
Exmo Sr. Brig Nero Moura, Digníssimo autoridades presentes, Senhoras e Senhores.
Prezados Veteranos,
A 18 de dezembro de 1943, por força do Decreto Presidencial nascia o 1º Grupo de Aviação de Caça formado por voluntários.
Após o treinamento no P-40 em Água Dulce, Panamá, e de P-47 em Sufforlk Field Long Island, New York, nossa Unidade desembarcou em outubro de 1944 no Teatro de Operações do Mediterrâneo, com a missão de executar tarefas de apoio às Forças Amigas de Superfície, e de Interdição.
Embora já houvesse assegurada a superioridade aérea no Teatro de Operações, a oposição da artilharia antiaérea era muito intensa e eficaz.
A famosa FLAK de 40 e os ponto 50 faziam verdadeiras cortinas de fogo tentando impedir o acesso dos aviões aliados aos objetivos vitais selecionados.
Enfrentando a FLAK inimiga, as intempéries, o desconforto da guerra, a saudade do lar distante, o afastamento de companheiros abatidos, nossos bravos souberam mostrar o valor do soldado brasileiro.
A missão era árdua, o efetivo cada vez mais reduzido, as substituições eram deficientes, a disponibilidade mantida com sacrifício e dedicação dos homens de terra, mas a fibra e a vontade de vencer eram mantidas.
Foi nestes dias difíceis, que o espírito combativo de nossos homens fez-se prevalecer ante a adversidade.
Era 22 de abril de 1945.
Nossos pilotos e homens de terra chegaram ao campo antes do amanhecer e iniciaram os preparativos para a jornada de um dia glorioso.
A névoa que encobria o campo compartilhava com nossos heróis dos brifins, das ações, das ordens, dos gestos de cada um.
Às 8h30 foi iniciada a operação com a decolagem de 3 esquadrilhas, que foram sucedidas por outras até o anoitecer.
Naquele dia a unidade teve duplicado seu esforço e conseguiram resultados notáveis que nos enchem de orgulho, e foram motivo de elogio do Comandante da 350º Grupo de Caça Aliado, propondo nossa Unidade para citação pelo Congresso dos Estados Unidos da América nos seguintes termos:
"Proponho seja o 1º Grupo de Aviação de Caça citado pelos relevantes serviços prestados no dia 22 de abril de 1945. O que realizaram nesse dia representa por si só motivo para tal citação. Entretanto, desejo ressaltar seu espírito de sacrifício desde o momento em que entraram em combate. Engajando-se na época de maior oposição antiaérea, foram suas perdas constantes e pesadas, e poucas as substituições. Com o efetivo cada vez mais diminuído, seus pilotos voaram mais, expondo-se ao perigo com maior freqüência. Em muitas ocasiões retive esses pilotos quando queriam voar mais, pois acreditava que haviam transposto o limite de suas possibilidades... Em minha opinião os ataques nesse dia prepararam o caminho para a cabeça de ponte montada pelos aliados no dia seguinte. Cada ataque foi bem planejado e executado, excedendo o 1º GP AV Ca, apesar das rigorosas perdas, a todos os outros Grupos do XXII Comando Aerotático. A superioridade do pessoal de vôo e a excelente qualidade do pessoal de terra determinaram o sucesso dessas operações".
Senhores, aquele que não cultua o passado não merece viver o presente.
O passado com suas derrotas, vitórias, alegrias, tristezas, ascensões, crises, aspirações e frustrações, é para nós fonte orientadora de nossas ações e decisões, influenciando de forma direta nossa conduta.
Daí a importância do culto aos grandes feitos da Nação, conseguidas muitas vezes com suor, lágrimas, dedicação, desprendimento, dor e sangue.
É evidente que apenas grandes homens podem superar estes fatores adversos e prosseguindo na missão alcançarem o êxito total, inconteste, irrefutável.
São estes Heróis Nacionais que hoje reverenciamos.
Terminada a II Guerra Mundial, chega ao Brasil, no Campo dos Afonsos às 10h30 da manhã do dia 16 de julho de 1945, o 1º Grupo de Aviação de Caça.
Seu Comandante, o então Tem-Cel Av Nero Moura perfilou seus rapazes, e ao apresentar sua Unidade resumiu seu relatório a duas palavras: MISSÃO CUMPRIDA.
Iniciou-se a partir de então a formação de Pilotos de Caça no Brasil.
Como seria de se esperar, uma unidade de combate, orientada e conduzida por homens desta estirpe, estaria certamente predestinada a alcançar o mais absoluto sucesso.
Desde então foram formados mais de 800 Pilotos de caça na Força Aérea Brasileira, todos formados dentro do espírito, do arrojo, do desprendimento, da perícia, da disciplina, e acima de tudo dotando a Força de homens prontos para o combate.
Companheiros Veteranos, sabemos do amor que nutrem pelo 1º Grupo de Aviação de Caça.
Nossa Unidade é para vós como se fosse um filho, uma continuação de vós mesmos.
Penso que as palavras do Coronel Mac Arthur em sua "Oração Paterna" representou tudo o que ia em vossos corações quando receberam a Missão de formar o 1º Grupo de Aviação de Caça.
A Oração diz: Daí-me um filho, Senhor, que seja forte bastante para saber quando é fraco e suficientemente bravo para ousar enfrentar-se a si mesmo quando estiver com medo; que seja orgulhoso e altivo quando honestamente vencido e humilde e generoso na vitória.
Daí-me um filho cujos desejos não tomem o lugar das obrigações; um filho que vos conheça e que saiba que o conhecimento de si mesmo é a pedra fundamental de toda sabedoria.
Guiai-o, suplico-vos, não pelos caminhos das facilidades e do conforto, mas sob o acicate das dificuldades e das exigências morais. Que ele saiba manter-se de pé nas tempestades e saiba ser compassivo para com os que fracassam.
Daí-me um filho cujo coração seja puro e cujos objetivos sejam elevados; um filho que se domine, antes de procurar dominar os outros; que se preocupe com o futuro, sem nunca esquecer o passado.
E, depois que lhe houverdes concedido todos esses dons, daí-lhe também, suplico-vos, bastante senso de humor, de modo que possa ser sério, sem levar-se demasiado a sério. Daí-lhe humildade, para que possa lembrar-se da simplicidade da verdadeira grandeza, do espírito esclarecido da verdadeira sabedoria e da meiguice da verdadeira fortaleza.
Então, eu seu pai, ousarei murmurar: NÃO VIVI EM VÃO
Queridos Veteranos, nós somos vossos filhos
Base Aérea de Santa Cruz, 22 de abril de 1980
Sílvio Potengy – Major Aviador
Comandante Eventual do 1º Grupo de Ação de Caça.
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