PILOTOS FALECIDOS EM ACIDENTES – EM TARQUÍNIA,ITÁLIA
1 – 1º Tenente Aviador Ordegard Olsen Sapucaia – 07/11/1944 – Em acidente quando fazia treinamento local, em vôo de evasiva da antiaérea, em Tarquinia, na Itália.
Oldegard Olsen Sapucaia, (post-mortem), nascido no dia 9 de junho de 1924, filho de Alfredo Gomes Sapucaia e de D. Elvira Olsen Sapucaia. Sentou praça no dia 1 de abril de 1940. Faleceu no dia 7 de novembro de 1944, em Tarquinia, na Itália. Agraciado com a medalha da Campanha da Itália. Sepultado em Pistóia. Suas cinzas repousam no monumento aos mortos da segunda grande guerra mundial.
No dia 7 de novembro de 1944, o tenente sapucaia voava despreocupadamente nas vizinhanças do campo. Prática de evasivas contra a antiaérea a baixa altura, curvas derrapadas bem junto ao solo. Repentinamente os comandos emperraram, o avião desgovernava... perdemos um piloto.
Só depois chegaria nova ordem técnica, informando que, por defeito de construção, os P 47, tipo D não poderiam fazer curvas derrapadas com grande velocidade, até receberem pequenas quilhas que seriam remetidas com urgência.
A novidade veio tarde para Sapucaia. No Panamá, em Água Dulce tivemos o primeiro mártir da aviação em Tarquínia, na Itália, o segundo uma tristeza. Era muito jovem. Não tinha completado vinte anos.
2 – 1º Tenente Aviador Rolland Rittmeister e o 2º Tenente Waldir Paulino Pequeno de Mello – 16/11/1944 – Em Tarquinia, na Itália, estando a bordo de um C 47, com os cinegrafistas americanos, quando o Douglas se chocou com um dos nossos aviões.
3 - 1º Tenente Aviador Waldir Paulino Pequeno de Mello, (post-mortem), nascido no dia 14 de setembro de a922, filho do tenente coronel do exército Luís Paulino de Mello e de D. Jacira Pequeno de Mello. Sentou praça no dia 1 de abril de 1940. Faleceu no dia 16 de novembro de 1944, em acidente de aviação em Tarquínia, na Itália.
Teve duas citações e desempenhou missão de guerra. Agraciado com as seguintes medalhas, Campanha da Itália e Cruz de Aviação Fita A e Presidential Unit Citation (EUA). Sepultado em Pistóia. Suas cinzas repousam no monumento aos mortos da segunda guerra mundial.
No dia 16 de novembro de 1944, faleceu o tenente aviador Waldir Paulino Pequeno de Mello, em conseqüência de acidente de aviação em Tarquínia, na Itália. Estava a bordo de um avião de transporte Douglas C 47, onde cinegrafistas americanos filmavam uma esquadrilha de caça brasileiro em Vôo, quando ocorreu o acidente produzido pelo choque do transporte americano com um dos caças do 1º grupo. Encontrava-se também a bordo do transporte americano o 1º tenente aviador Rolland Rittmeister.
4 - 1º Tenente Aviador Rolland Rittmeister, nascido no dia 17 de janeiro de 1921, filho de Guilherme Augusto Rittmeister e de D. Ema Cardenuto Rittmeister. Sentou praça no dia 17 de março de 1941. Faleceu, em acidente de aviação, em Tarquínia, na Itália. Teve duas citações e desempenhou missão de guerra. Agraciado com as seguintes medalhas, Campanha da Itália e Cruz de aviação fita A e Presidential Unit Citation (EUA). Suas cinzas repousam no monumento aos mortos da segunda guerra mundial.
Nenhum comentário:
Postar um comentário